Resenha: Princesa Adormecida por Paula Pimenta



Título: Princesa Adormecida (2014)
Nº de páginas: 192
Genêro: Romance Infanto Juvenil
Editora: Galera Record
Tradução: Paula Pimenta
ISBN: 9788501034205
Nota: 4/5

 Sinopse

Era uma vez uma princesa... Você já deve ter ouvido essa introdução algumas vezes, nas histórias que amava quando criança. Mas essa princesa sou eu. Quer dizer, é assim que eu fiquei conhecida. Só que minha vida não é nada romântica como são os contos de fada. Muito pelo contrário. 
Reinos distantes? Linhagem real? Sequestro? Uma bruxa vingativa? Para mim isso tudo só existia nos livros. Meu cotidiano era normal. Tá, quase normal. Vivia com meus (superprotetores) tios, era boa aluna, tinha grandes amigas. Até que de uma hora pra outra, tudo mudou.
Imagina acordar um dia e descobrir que o mundo que você achava que era real, nada mais é do que um sonho. E se todas as pessoas que você conheceu na vida simplesmente fossem uma invenção e, ao despertar, percebesse que não sabe onde mora, que nunca viu quem está do seu lado, e, especialmente, que não tem a menor ideia de onde foi parar o amor da sua vida.
Se alguma vez passar por isso, saiba que você não é a única.
Eu não conheço a sua história, mas a minha é mais ou menos assim...


Olá pessoal!! Tudo bem com vocês? Depois de alguns séculos, aqui estou eu de volta ao blog. E a pergunta: Por quê eu desapareci do blog bem no seu começo? E a resposta é bem simples, eu sou uma bela procrastinadora :). Mas a partir de hoje prometo não sumir mais, me comprometo com vocês.
E vamos a resenha de hoje? Depois de um longo tempo sem ler (fiquei de janeiro a junho sem ler sequer um livro), então este mês participei de uma maratona de leitura (Casual Marathon J - de 08 a 14/06) idealizada pela +lizameggle,  como uma maratona casual, apenas para dar um boost nas leituras, e eu aproveitei para tentar sair da vergonha de apenas ter lido, até então, oito livros no ano :P. 
Depois da leitura de um livro bem tenso, para evitar uma nova ressaca literária, resolvi ler algo de teor mais leve, então aproveitei para ler meu primeiro livro da escritora Paula Pimenta, Princesa Adormecida.





Antes de qualquer coisa, quero deixar bem claro o quanto amei esta edição que está bem caprichada. O livro tem ilustrações bem fofinhas decorando os capítulos, a capa é linda de morrer e até mesmo as fontes utilizadas são bonitinhas.




O livro é uma releitura de "A Bela Adormecida", e está dividido em duas partes. Conta história de Áurea, uma garota descendente da família real de Liechteinstein, um pequeno país na Europa, que veio para o Brasil com 5 anos para viver com seus tios maternos e se esconder de sua sequestradora. Com o passar dos anos, a garota acaba se esquecendo dos detalhes de seu passado e passa a ter uma vida "normal" aqui no país. Até que quando a garota faz 16 anos, coisas inesperadas começam a acontecer em sua vida e o amor chega, junto com pitadas de dor e surpresa. O que ela não imaginava era que sua vida estava prestes a virar de ponta cabeça e que do dia para noite, tudo que ela acreditava ser verdade passa a não ser.

"Meu tio Petrônio é professor. Ele fez questão que eu soubesse que o mais importante é ser inteligente. Ele foi meu tutor durante anos. Me ensinou a ler, a escrever e me presenteou com livros de diferentes gêneros."

Confesso que me surpreendi com a leitura. Embora ela tenha sido bem leve, não foi em nada previsível (como eu esperava) e alguns momentos até mesmo me esqueci de que se tratava de uma adaptação. A protagonista que tinha TUDO para ser uma mimada e até mesmo "revoltada", é bem tranquila e mesmo um pouco bobinha demais, mas no contexto isso é super compreensível. Outras personagens que eu gostei foram seus tios, Florindo, Fausto e Petrônio, assim como as três fadas de "A Bela Adormecida" eles poderiam ter sido hilários, mas senti que foram pouco explorados pois o foco da história não estava neles, uma pena, mas é algo compreensível. 
Com relação ao Phil, um garoto que passa a trocar mensagens com a Áurea após o seu aniversário, não posso dizer nem que gostei ou desgostei de sua personalidade. Também achei que ele foi pouco explorado e por isso não posso ter uma opinião conclusiva sobre ele.

"Eu até vivi uma história que parece de princesa, mas posso te afirmar que meu príncipe é de
carne e osso. Apesar de parecer perfeito, ele tem defeitos... Às vezes erra, às vezes mente, mas é isso tudo que faz dele uma pessoa real."

Por ser uma releitura de um conto de fadas, temos traços de inocência e "felizes para sempre", mas isso não compromete  em nada a visão contemporânea do livro. A leitura foi super bacana e rápida, e a escrita da Paula também me encantou muito. Super indico para todos que gostam de livros com uma atmosfera menos pesada e que (assim como eu) nutrem um carinho especial por princesas, independente da facha etária.

Beijinhos, e até a próxima ;) !
       

0 comentários:

Postar um comentário

...

...

...

...